23.7.07

Fantasia sempre


Quem trabalha ou simplesmente gosta de moda não deixa de estar sempre em um mundo de fantasia. As vestimentas nos proporcionam isso: participarmos de mundos diferentes do nosso, tornarmo-nos personagens, mesmo que apenas por um dia.
E por falarmos em fantasia, quem não se rende àquelas tradicionais - os contos de fadas?
Quando somos mais novos, difícil não querermos estar na pele dos principais personagens, quando mais velhos, nos afastamos deste intuito mas sempre nos rendemos contos e, para o pessoal da moda, o figurino é uma viagem à parte.

Assim, aqui vai uma dica de filme, que assisti recentemente: Pele de Asno ( Peau d'Âne, França, 1970).


Resumo

Em um reino distante a rainha, em seu leito de morte, faz com que o rei prometa apenas se casar novamente caso encontre uma mulher ainda mais bela do que ela. Só que em todo o reino apenas uma pessoa atendia a esta condição: a própria filha da rainha. Desesperada, a princesa busca ajuda com sua fada-madrinha, que sugere que ela peça presentes de casamento cada vez mais difíceis de encontrar, com o objetivo de adiar ao máximo a cerimônia.
Como o rei atende a todos os seus pedidos e não desiste da idéia do casamento, a princesa consegue fugir do reino escondida sob uma pele de asno, vivendo de forma simples em uma cabana. Até que, um dia, um príncipe entra em sua vida.
Com Catherine Deneuve no papel principal, o filme, baseado no conto de Charles Perrault, é dirigido por Jacques Demy e nos faz ingressar em um universo lúdico, onde fada madrinha, cavalos azuis e soldados do reino fazem parte de um enredo muito bem traduzido visualmente, um espetáculo estético que nos brinda com cores e texturas, um cenário criativo, além do exuberante figurino.


Um comentário:

bressane disse...

ei mari! piuxa, sumi memso, né? é o trabalho. tô num ritmo maluco. o nome da banda é pizzicato five. futuro!