4.7.07

O tempo e a moda

A própria definição de moda já nos remete ao tempo.

“Moda é um fenômeno social, cultural, de caráter mais ou menos coercitivo, que consiste na mudança periódica de estilo, e cuja vitalidade provém da necessidade de manter ou conquistar determinada posição social.” (Joffily,1999)

“Só a partir do final da Idade Média é possível reconhecer a ordem própria da moda, a moda como sistema, com suas metamorfoses incessantes, seus movimentos bruscos, suas extravagâncias. A renovação as formas se torna um valor mundano, a fantasia exibe seus artifícios e seus exageros na alta sociedade, a inconstância em matérias de formas e ornamentação já não é mais exceção, mas regra permanente: a moda nasceu”.(Lipovetsky,1989)

O funcionamento da moda é pautado pela efemeridade, sendo assim, tempo e moda são instâncias completamente entrelaçadas.
A moda reflete muito claramente as marcas significativas de nossa época e se a velocidade das mudanças pode ser considerada uma das características de nossa atualidade, ela vai estar refletida na moda.
Se o “tempo anda mais rápido” a moda também mudará mais depressa. Alguns fatos relacionados com a moda podem exemplificar esta idéia:

● A disseminação das informações, cada vez mais amplificadas, atingem cada vez um numero maior de pessoas, em diferentes lugares, ao mesmo tempo.
● Desfiles e eventos de moda passam a ter um alcance cada vez maior sendo transmitidos em tempo real à milhões de pessoas.
● A globalização dos meios de comunicação faz com que as informações cheguem mais depressa e com maior qualidade e variedade aos profissionais do setor, tornando estes mais qualificados e competitivos.
●A indústria das cópias possibilita uma “democratização” de estilos, quase simultâneo ao lançamento das marcas originais.

Podemos perceber, com estes apontamentos o quanto à moda está ligada aos meios de comunicação, que são um dos grandes parâmetros da velocidade do tempo em que vivemos. Assim, a dinâmica da moda quanto à da nossa sociedade é veloz e abrangente. São as novas percepções de espaço e tempo que permeiam a contemporaneidade.
Tudo isso envolve conceitos simultaneidade, desmaterialização, simulação, que estão presentes na moda e que são completamente ligados ao tempo.



Outra relação tempo/moda é a que está diretamente ligada à sua produção.
Uma das forças mais poderosas no mecanismo da moda é o tempo, seja nos movimentos que geram a moda, seja no ciclo de criação de moda, no ciclo do produto, no calendário dos desfiles, ele é determinador. Para um criador, a diferença central entre o seu produto e o de quaisquer outros é o tempo de prateleira. Existe também o aspecto da roupa, que é frágil e freqüentemente sujeita ao desgaste pelo uso. As roupas precisam ser lavadas, consertadas ou trocadas. A troca é uma necessidade tanto prática quanto social. O comércio capitaliza a obsolescência das roupas, existe uma expectativa não declarada que sempre renovemos nossos guarda-roupas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ei Mariana!
Só agora descobri seu blog!
depois vou ler tudo com calma!
Beijos e parabens!

Anônimo disse...

arrasou no texto e na ilustra! adorei!

Alberto Pereira Jr. disse...

ótimo texto!
realmente, a moda está intrinseca ao tempo e as evoluções, inclusive tecnológicas, pelas quais a sociedade está constantemente passando.