14.11.07

Qualquer semelhança....

Pense rápido: a estampa da bolsa Prada abaixo te remete a quê ???
Quem se lembrou da chita, não foi o único!

A bolsa pertence à ultima coleção da grife italiana e possui as padronagens da estampa bem similares às da chita, nossa velha conhecida. Cores fortes, grandes desenhos florais...resta descobrirmos com qual tecido foi confeccionada. Quem souber....



Aproveitando então, vamos falar um pouquinho sobre o tecido aqui citado.

• Chita : Tecido leve de algodão cardado, geralmente estampado em varias cores.

• Os primeiros registros da presença da chita na Europa e na América surgem ainda na época das grandes navegações, quando as potências européias saíram à conquista de outras terras e depararam com o tecido na Índia – onde surgiu durante a Idade Média.
• No Brasil, as primeiras chitas aportaram na Bahia e em Pernambuco, onde estavam os principais centros administrativos no início da colonização. Mas foi em Minas Gerais que o tecido conheceu usos, tratamentos e processo de industrialização mais apurados.

• O preço baixo e a adaptação ao clima tropical alçaram a chita à escolha número um para a vestimenta das camadas mais pobres da sociedade: colonos, operários e, antes deles, os escravos.
• Aos poucos a chita é incorporada à vida do brasileiro, fazendo parte não só do seu folclore, como sendo matéria prima para grandes estilistas.



• As características principais da chita certamente são: cores primárias e secundárias em massas chapadas que cobrem totalmente a trama (disfarçando, inclusive, eventuais aberturas e imperfeições), tons vivos, grafite delineando os desenhos, predominância de uma cor.

• Processo de estamparia : o algodão alvejado ganha os contornos dos desenhos e depois cada uma das cores.




• Sugestão de leitura:
que chita bacana - Renata Mellão

2 comentários:

Pequenos Gestos disse...

Para quem gosta de chita, pode conferir em meu blog, sou artesã e designer de bolsas. Adoro as chitas, tecido inspirador e bom de se trabalhar.
Gostei da matéria e adoraria saber a opinião das outras leitoras sobre as chitas.

VIDA DE PANO disse...

Chita na minha opnião e um tecido bem cara de "BRASIl", de alguma forma ele representa o nosso país tropical, colorido e bem alegre.
Além de representar um estilo bem retrôzão que eu particulamente acho um luxo.....
Chita pra mim e um luxoooooooooo...