6.2.07

Voyages Extraordinaries


Em cartaz até o dia 15 de abril, Voyages Extraordinaries, é mais nova exposição da Fundação Pierre Bergé – Yves Saint Laurent, que refere-se às diversas viagens imaginárias realizadas pelo estilista e que deram origem a belas, elegantes e originais coleções, como Saharienne, de 1969 e Opéra les Ballets Russes de 1976, por exemplo.

O Estilista

Yves Saint Laurent começou sua carreira como assistente de Chistian Dior e, logo após a morte de seu mestre, o jovem de apenas 21 anos teve que mostrar ao mundo da moda que podia não só substituí-lo, mas superá-lo.
Apesar do sucesso de sua primeira coleção na maison Dior, a segunda, que adotou elementos da cultura da juventude, como blusões de couro preto e saias curtas não agradou, o que fez com que ele fosse substituído.
Em janeiro de 1962, Sait Laurent abre sua própria casa, com a ajuda de seu companheiro, Pierre Bergè, um jovem culto e com habilidade para os negócios.
A sigla YSL, a partir daí, irá trazer inúmeras novidades ao mundo da moda.
Em 1965 moda e arte são fundidas, na coleção que transforma o vestido tubinho inspirado na obra de Mondrian em um ícone de moda.
Considerando que a alta costura estava decadente e que já não era mais adequada à época, ele abre, em 1966, sua primeira butique prêt-à-porter, sendo um dos pioneiros neste seguimento.
Neste mesmo ano na coleção de verão de alta-costura, criou o smoking feminino, marca registrada do estilista, que abriu um novo universo de possibilidades às mulheres.
Yves Saint Laurent, com suas criações, levou suas clientes até a China, ao Peru, ao Marrocos, até a África Central e à Veneza da época de Casanova. Sua coleção inspirada no Ballet Russo, de 1976, foi chamada celebrada como uma sensação.
Em 1982, o estilista recebeu o prêmio internacional do CFDA (Council of Fashion Designers of America) e, em 1983, comemorou 25 anos de criação com uma exposição no Metropolitan Museum of Art de Nova York.
Em 1985, foi condecorado pelo então presidente francês François Miterrand com a legião de honra e ganhou o Oscar da Moda.
Em 1986, algo inédito: é realizada uma exposição com as criações do estilista no museu do Louvre, sendo que era a primeira vez que um costureiro expunha seus trabalhos no museu.
Em janeiro de 2002 Yves Saint Laurent afastou-se da moda, pelo menos do trabalho direto, pois a marca que leva suas iniciais ainda continua até os dias de hoje e a sua influência e história são marcos no mundo da moda.

Mais informações sobre a exposição, no site da fundação: www.fondation-pb-ysl.net

Um comentário:

Anônimo disse...

eu amo YSL!!!
principalmente o perfume "in love again"!
:)