31.1.07

Profissão: Moda !!!


O profissional da área de moda, seja qual for sua especialização (estilismo, ilustração, produção, comunicação...) tem que ser um profissional de vanguarda, sempre atento às tendências, não apenas na moda, mas de todas as áreas que possa lhe dar suporte para o desenvolvimento de seu trabalho.
Assinar uma revista de moda, mas ficar de olho em todas as publicações que vão sendo lançadas, comprando as edições que contiverem algo que lhe possa ser útil. Revistas de arquitetura, estilo, design, comportamento, cultura sempre serão interessantes.
O mais importante é entender que a moda não é um campo isolado, ela comunica valores, conta de uma época, de uma cultura e, além disso, tem todo o seu arsenal técnico (desenho, modelagem...). Então é preciso trabalhar com tudo isso para que possa realizar um trabalho de conteúdo.
Mesmo que o profissional não exerça diretamente uma função, como modelagem, por exemplo, como ele pode desenhar bem uma roupa sem a entender? Como ele pode ser um crítico, um analista de moda, sem conhecer como se deu o feitio de uma peça, o tecido usado? Como ele pode ser um estilista sem isto?
E não trata-se apenas das funções técnicas e sim de tudo o que ele puder somar para se tornar um profissional completo.
Literatura clássica, nos descreve os costumes de uma época, suas regras sociais, tradições, vestimentas...Sendo assim é tema inspirador para diversas coleções, além de ser uma boa fonte de pesquisa. Tolstói, Victor Hugo, Flaubert, Dostoiévsk, Alexandre Dumas Filho, isto para citar apenas alguns dos grandes nomes que nos levam a verdadeiras viagens, cada um à sua respectiva época. Literatura contemporânea também nos ajuda a decifrar anseios e características de nossa época, fazendo com que possamos entender um pouquinho mais do nosso cliente, da sua demanda.
História geral e história da arte são fundamentais para o profissional de moda.
História geral, pois além de entender sobre história da indumentária, tem de entendê-la contextualizada e também saber reproduzir outros tempos (cenários, figurinos...). História da arte além de estar presente nas pesquisas de moda, como um registro das vestimentas, é uma fonte sempre procurada para o desenvolvimento de coleções, adornos, jóias...
Assim, podemos perceber que são muitos os “deveres” de um bom profissional de moda, tantos quantas as funções que ele pode assumir e o quanto deseja ser um profissional diferenciado, pois mesmo que não atue em determinada área, ele tem que saber se quem está fazendo faz bem, ele tem saber mandar, fiscalizar, ou seja, ele precisa entender.
Atualmente, com as profissões ficando cada vez mais e mais especializadas, imprescindível se torna o conhecimento, ter uma base sólida, para poder superar-se na sua área particular.

7 comentários:

Anônimo disse...

Eu AMEI esta DEFINIÇÃO!!!!!

Rodrigo Bressan disse...

Nao entendo muito bem de moda, sou um verdadeiro fiasco, mas achei bem interessante a definição dada .Os profissionais da Moda lidam com tendências, e como tais devem ter um visão muito ampla de mundo.Utilizando-se de senso comum, quem trata de um meio tão especulativo e indiretamente tendencioso( no caso da moda ) tem que ter mesmo muita disposição pra estar a par de toda informação gerada na atualidade, nos fatos passados e, a parte mais dificil, lidar com possibilidades futuras e apresentar as "últimas modas".

Carolina Wudich disse...

adorei teu texto!

Dani:) disse...

Nossa!! voce entende mesmo .... é muito legal ver esse comentario, porque talvez a pessoa nao sabe dessa verdade."que pra entender a moda voce precisa saber de como é ela!"

Anônimo disse...

parabens!!!
precisava de uma pesquisa sobre modaa!!
e acheiii...obrigada!

Minha vida! disse...

gostei muito do seu texto pulblique mais

Anônimo disse...

Queria saber, quais são as matérias escolares (port. matemát. histó....) que a área de moda prioriza no caso do enem?!