31.1.11

Após um tempo afastada do blog, por motivos profissionais e pessoais, decidi retomá-lo, pois ainda acredito neste canal e quero muito compartilhar com todos as minhas idéias e descobertas sobre a moda.

Para reiniciar minhas postagens, fui pesquisar mais profundamente o que estava rolando na net, para poder falar sobre algo interessante e que não já estivesse sido muito explorado.

Nesta minha ronda virtual fui ficando cada vez mais e mais decepcionada com os veículos brasileiros. Sem surpresa alguma, constatei que vários sites e blogs se contentavam em apenas reproduzir de maneira nada sutil o conteúdo publicado em sites internacionais. E não estou falando apenas de pequenos blogs...sites que deveriam ser mais embasados, pois representam nomes fortes dentro do mundo da comunicação de moda, destacam os mesmos assuntos de grandes portais, sem sequer a preocupação de apresentar um novo ponto se vista e sem mesmo uma distancia temporal. Às vezes com uma nova roupagem (e se digo assim, é às vezes mesmo, pois podemos notar até a mesma organização da matéria, exemplos e imagens escolhidas) e sem nenhum interesse em fortalecer uma abordagem crítica e construtiva da moda, esta postura acaba embotando cada vez mais o olhar das pessoas, consumidores, estudantes e mesmo profissionais, se acostumam a pensar com as fórmulas prontas e saem pouco do lugar comum, condição primeira para que exista a moda.

Acho que a internet oferece uma ferramenta para a comunicação de moda, e deveríamos nos arriscar mais, experimentar, errar e acertar, mas tentar fazer diferente, mostrar diferente e tornar assim tudo mais interessante e convidativo.

A velocidade torna tudo mais descartável, obsoleto precocemente mas nem sempre esgotado. Quem saber não conseguimos mergulhar um pouco mais, buscar o lado B, ilustrar diferente?

Nenhum comentário: