14.1.09

Leitura interessante

Em dezembro, acatei imediatamente a dica do Alcino Leite Neto que, em seu blog indicava o livro O Paraíso das Damas, de Émile Zola.
O livro, que adorei, e também indico agora, é essencial para quem quer entender um pouco mais sobre a dinâmica da moda e do comércio no século XIX.

O surgimento das lojas de departamentos, sua lógica de venda e a sedução exercida por estas nos consumidores, que se descobriam diante das vitrines e galerias, é bem descrita nas páginas de Zola que, super embasado, escreve praticamente um documentário sobre o comércio. Aspectos da arquitetura, da publicidade e da dinâmica social são detalhadamente descritos. Somos conduzidos a uma viagem repleta de experiências sensoriais e emocionais.

Sobre o período narrado grandes nomes como Walter Benjamin já se debruçaram. Este considerava as lojas de departamentos como "mundos de sonhos" e destacava o papel da renovação intensa das mercadorias e principalmente da sua exposição, despertando ilusões e associações nos consumidores.

É um mundo de fascínio. Segundo Featherstone, em sua obra Cultura de consumo e pós-modernismo,

"Neste mundo estetizado das mercadorias, as lojas de departamentos, galerias, bondes, trens, ruas, a trama de edifícios e as mercadorias em exposição, além das pessoas que perambulam por estes espaços, evocam sonhos parcialmente esquecidos à medida que a curiosidade e a memória do passante é alimentada pela paisagem em constante mutação, onde os objetos aparecem divorciados do seu contexto e submetidos a associações misteriosas, que são lidas na superfície das coisas."

Nenhum comentário: